quarta-feira, 22 de abril de 2015

Manteiga Ghee

Bom dia, tudo bem? Descansaram bastante neste feriadão?

Hoje quero dividir com vocês a dica para fazer a manteiga ghee, vai custar muiiiiiito mais barato fazer em casa, porque estão cobrando por ai aproximadamente R$24,00 um pote pequeno.


Mas antes de dar o passo-a-passo, deixa eu explicar um pouco o que é essa manteiga ghee ou clarificada:
Ao aquecer a manteiga você consegue remover toda as toxinas da gordura do leite (espuma da foto) e a lactose (fundo), sendo assim teremos como resultado um óleo purificado, dourado, brilhante transparente que não fica rançoso, não produz fumaça em temperaturas altas e não necessita de refrigeração. É muito utilizada pela medicina ayurveda.

Como preparar:
Pelo menos dois tabletes de manteiga sem sal. Como vai ser feito o processo em banho-maria, você precisará de uma panela e um refratário ou panela que entrará em contato com a manteiga, precisa ser de vidro ou inox. Coloque água quente numa panela e o recipiente com a manteiga dentro, deixe em fogo baixo até derreter totalmente. O resultado vai ser igual ao da foto, aquela espuma branca são as toxinas, precisa retirar com uma escumadeira, o que vai ficar embaixo é a lactose, para retirar conseguir extrair o óleo puro é preciso retirar com uma concha, tomando cuidado para não misturar a parte de baixo (lactose), também poderá coar em um pano bem fino. Importante: para quem tem alergia a proteína do leite não deverá consumir porque tem as proteínas do leite, apenas quem tem intolerância à lactose que poderá consumir.

Depois de pronto a manteiga ghee pode ser temperada misturado ervas, aromatizado a gosto ou simplesmente pura. Fica uma delícia para passar no pão, adicionar a pratos frios, para o preparo de massas, refogados e frituras. Lembrando que o uso deve ser feito com moderação, porque continua sendo gordura e o excesso pode trazer prejuízos.

Quem preparar depois me conta nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário