quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nhoque Sem Glúten

Antes de dividir a receita, gostaria de rapidamente falar sobre um assunto importante e que talvez possa ajudar algumas pessoas. 


Depois que me formei (há 7 anos), comecei a me questionar sobre a minha saúde, porque desde os 2 anos de idade tenho o diagnóstico de Psoríase (doença auto-imune), a minha doença se manifesta no couro cabeludo. Tudo que vocês possam imaginar de tratamento, meus pais foram atrás,  mas a conduta era a de sempre a mesma, uso de corticóide. Durante esses anos fui participando de cursos, li muitos livros, artigos, troquei idéias com outras profissionais nutricionistas e começou a acender uma luz sobre o assunto Glúten. Resolvi por conta diminuir o consumo dos alimentos fonte para ver o que iria acontecer, tive uma melhora significativa, mantive o cuidado. Nesse meio tempo descobri a intolerância à lactose. Só que depois de um período ficou uma dúvida martelando na minha cabeça, e se eu estivesse "mascarando" um diagnóstico de Doença Celíaca? Nenhum médico havia solicitado o exame para investigar, [importante saber que doenças auto-imune podem ter correlação com outras]. Procurei um médico gastroenterologista no final do ano passado e descobrimos através de exame de sangue que tenho pré disposição genética para desenvolver a doença, a conduta vai ser monitorar através de exames de sangue e endoscopia. Conversamos e como conduta resolvemos deixar de consumir Glúten em casa e deixar apenas para momentos raros ou através de contaminação. Por isso gostaria de deixar aqui um aviso, procure profissionais capacitados para lhe orientar, investigar antes de tomar uma conduta.


Por isso vocês vão encontrar muitas receitas sem glúten, sem leite ou sem lactose, porque estou aprendendo a cozinhar com novos ingredientes, fazendo novas descobertas...

Receita: Nhoque Sem Glúten 


Ingredientes:

4 Batatas pequenas (pode ser batata doce, inglesa...)
3 col. sopa de azeite
Amido de milho 

Sal


Modo de preparo: Cozinhe as batatas com a casca. Com elas ainda quente descasque e amasse bem, adicione o azeite, a pitada de sal e acrescente o amido de milho aos poucos até desgrudar das mãos. Faça tirinhas e corte na espessura de dois dedos ou como preferir. Leve ao freezer por uns 10-15 minutos. Em quanto isso, em uma panela ferva água o suficiente para cozinhá-los. Coloque o nhoque na água fervendo e assim que boiar retire com uma escumadeira, sirva com molho que preferir. 

Essa receita é da Paula Martis - Viver Sem Trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário