sexta-feira, 13 de maio de 2016

Intestino: o cérebro desconhecido!

Bom dia, 

Como a última postagem foi sobre a Biomassa de Banana Verde e escrevi sobre vários benefícios, principalmente sobre o funcionamento intestinal, achei importante falar um pouco mais sobre esse órgão tão importante!


          Sabia que o intestino é considerando o nosso segundo cérebro? Ele tem mais de 100 milhões de neurônios e, é o único órgão capaz de funcionar independentemente do sistema nervoso central. E ainda tem muitas funções importantes como proteção, absorção de nutrientes, sintetização de vitaminas (K, B5, B6, ácido fólico e B12), produção de hormônios e neurotransmissores como a SEROTONINA - 90% é produzida no intestino para ação local do movimento peristáltico =  movimentos involuntários responsáveis pela circulação sanguínea e por "empurrar" o alimento de acordo com a fase da digestão e/ou excreção...

    O uso prolongado de antibióticos, anti-inflamatórios (ALÔ PESSOAL QUE VIVE SE AUTO-MEDICANDO), pílulas anticoncepcionais e corticoides é um dos fatores capazes de provocar aumento da permeabilidade intestinal. Ou seja, a parede do intestino tem a função de nos proteger, separando tudo o que deve entrar daquilo que deve ser excretado, mas se essa parede está fragilizada, imagina o que pode acontecer! Muita coisa que deveria ir embora acaba entrando. Olha a importância de cuidar com muito carinho e atenção desse órgão, porque é ele que separa a nossa saúde das doenças, algumas delas: depressão, câncer, alergias doenças auto imune...

Você sabia que pelo menos um quilo e meio a dois quilos do nosso peso vem das bactérias intestinais?
     Outros fatores que prejudicam o funcionamento do nosso "segundo cérebro - intestino", é  o nosso estilo de vida (estresse, sedentarismo) e a nossa alimentação ruim, cheia de açúcar, pobre em fibra, gorduras ruins, excesso de aditivos dos produtos industrializados.

     Esses hábitos ruins levam a um desequilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como disbiose intestinal (quando as "más" bactérias estão em maior quantidade e ganham a batalha contra as nossas "boas"). As bactérias "boas" são nossos soldados precisamos cuidar delas também. Por isso, precisamos dar mais atenção ao nosso intestino, porque se estiver saudável e funcionando em harmonia vai impedir que moléculas indesejáveis entrem no nosso organismo e façam o "estrago", levando a processos inflamatórios que prejudicam a nossa saúde física e MENTAL (vou escrever em outras postagem sobre nutrição x depressão).

   Muita gente no consultório me conta que não consegue ir ao banheiro, não tem energia para treinar, que tem facilidade para ficar resfriado, que começou a tomar remédio para depressão, não consegue emagrecer.....e ai eu pergunto - "Como está a sua alimentação? E o consumo de água? E o funcionamento do seu intestino?" 

 Sabe o que a maioria responde? 

"- Nutri, não sinto sede, não tenho tempo para tomar água, não gosto de fruta, não gosto de verdura, dá muito trabalho ir para a cozinha e fico até uma semana sem evacuar".

   Acho que aquela "velha" frase cabe muito bem:

Você pode dizer que não tem tempo HOJE para cuidar da SUA SAÚDE, mas vai GASTAR muito TEMPO e DINHEIRO para cuidar da SUA DOENÇA amanhã! A escolha é sua! 

Espero que tenham gostado e que eu possa de alguma forma ter lhe incentivado a pensar em mudanças dos seus hábitos!  E procure um profissional nutricionista para poder avaliar os seus hábitos, sua rotina e lhe orientar as melhores opções para A SUA SAÚDE! Evite seguir dieta da moda, das blogueiras, das revistas e grupos de shakes!

Se você tiver uma sugestão de tema deixe no comentário desta postagem ou envie um e-mail para nutricionistarafaeladasilva@gmail.com

Abraço!

Um comentário:

  1. Adorei o post Nutri! Hoje que meu intestino funciona melhor consigo perceber uma enorme diferença no meu humor, na disposição para malhar e consigo de fato cuidar da minha saúde. Obrigada pelas informações ;)

    ResponderExcluir