quarta-feira, 1 de junho de 2016

Benefícios do Consumo do café

Ah, o cheirinho do café...

Você sabia que esse grãozinho que exala um cheiro maravilhoso pode trazer muitos benefícios para saúde?


Algumas curiosidades:

  • Quando falamos em café, lembramos imediatamente da substância cafeína (é a mais estudada), mas você sabia que existem outras como: polímeros, fenólicos, ácidos clorogênicos, lipídios, terpenos, que tem ação antioxidante, antibiótica, anti-hipercolesterolêmica?
  • Quando ingerida (cafeína) é rapidamente absorvida no intestino e alcança a corrente sanguínea em um período de 15 à 20 minutos.
  • O teor de cafeína pode alterar conforme a espécie, método de cultivo, condições de crescimento..
Café x Concentração: a cafeína age no sistema nervoso central promovendo ação estimulante, por isso é relacionada a uma melhora da concentração, atenção e diminuição da sonolência e cansaço. 

Café X Sistema Cardiovascular: Hipertensos, Fumantes ou Pessoas sujeitas ao excesso de estresse, deve consumir com moderação porque podem ser mais suscetíveis ao efeito vasopressor da cafeína. 

Café x Depressão: cafeína libera norepinefrina e serotonina no cérebro e produz efeito positivo sobre o humor.

Café x Diabetes tipo 2: alguns estudos mostram benefício ao consumo de café (3 à 4 xícaras pequenas/dia) na redução da incidência de Diabetes tipo 2, pelo alto teor de ácidos clorogênicos que auxiliam na regulação do nível de glicose e ou redução da glicose hepática.

Café x Antioxidante: fonte de composto fenólico que tem papel antioxidante, ou seja protege as células contra danos, esses que por sua vez podem levar ao desenvolvimento de muitas doenças.

Vale lembrar que a palavra chave é: MODERAÇÃO! Procure um profissional nutricionista e verifique todas as possibilidades e benefícios de acrescentar essa bebida à sua rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário