quarta-feira, 22 de junho de 2016

Rosca de Polvilho

Quando postei no instagram (me segue @nutrirafaela) a foto da rosca de polvilho, muita gente me pediu. E aqui vai, mas antes só queria contar um pouco da história. 

Meu bisavó teve um Engenho de Farinha de Mandioca, imagina se a família não é viciada em farinha? Minha bisavó era uma cozinheira de mão cheia. Alguns meses atrás a família Telles e Silva se reuniram para confraternizar, e o café da tarde foi: ROSCA! Aproveitei que as tias do meu pai estavam e improvisamos uma aula de gastronomia

A primeira versão é da Tia Neusa - usa saco de confeitar (massa mole)




Ingredientes: 
1kg de polvilho azedo
2 1/2 xícaras de leite ou água
1 1/2 xícara de óleo
2 xícaras de água fervendo
2 ovos batidos
1 col. sopa rasa de sal
1 col. de chá de açúcar









Modo de preparo: 
1) Colocar o polvilho na bacia (reserve uma pequena quantidade porque poderá precisar para dar liga). 
2) Na bacia separe uma parte para acrescentar o óleo, ovos, açúcar, sal, o leite e misture bem.
3) Na outra parte do polvilho acrescente a água fervida e ajude escaldar com uma colher e misture todo os outros ingredientes. 
Observações: Essa receita fica em consistência mole, você vai precisar usar um saco de confeitar. Para assar é só pré-aquecer o forno, colocar a massa em uma forma e manter em temperatura alta, até crescer e ficar mais "dourada".






A segunda versão é da Tia Ana - pode congelar

Ingredientes: 
1kg de polvilho azedo
1/2 xícaras de água (temperatura ambiente)
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água fervendo
2 ovos batidos
1 col. sopa rasa de sal
1 col. de chá de açúcar

Modo de preparo: 
1) Colocar o polvilho na bacia (reserve uma pequena quantidade porque poderá precisar para dar liga). 
2) Na bacia separe uma parte para acrescentar o óleo, ovos, açúcar, sal, misture bem.
3) Na outra parte do polvilho acrescente a água fervida e ajude escaldar com uma colher e misture todo os outros ingredientes. No final acrescente aos poucos a 1/2 xícara de água até dar o ponto. 
4) Essa receita fica parecida com uma massinha de modelar. Você pode enrolar cortar do tamanho que achar melhor, se quiser congelar, leve ao freezer (como a foto), espere endurecer e depois armazene em sacos plásticos.
Para assar é só pre aquecer o forno, retirar as roscas do congelador e colocar direto em uma forma e manter em temperatura alta, até crescer e ficar mais "dourada".


Dicas: 
* Já fiz algumas mudanças acrescentei semente de chia, acrescentei orégano, outra versão diminui o sal  e aumentei um pouco o açúcar, coloquei sementes de erva-doce. 
* Como o polvilho tem alto índice glicêmico (farinha branca) o ideal é acompanhar como lanche uma fruta ou porções de castanhas, por exemplo.











Se ficou alguma dúvida sobre a receita escreva nos comentários! 
Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário