quarta-feira, 6 de julho de 2016

Bolacha com Farinha de Coco e Aveia

Gosto de conversar com os pacientes sobre a importância de darmos preferência para uma alimentação rica em COMIDA DE VERDADE (frutas, cereais, verduras, leguminosas, oleaginosas, sementes...Ou seja, a regra é fácil de lembrar, devemos ficar longe dos pacotes, dos produtos industrializados, principalmente dos "biscoitos, cookies...e cia", mesmo aqueles que se dizem "integral". Porque a grande maioria destes produtos estão cheio de açúcar, gordura trans, aditivos, pobres em fibras.

Minha proposta aqui é te incentivar a preparar seus lanches em casa. Sei que dá um trabalhinho, suja louça, mas a satisfação de comer algo que você preparou não tem preço. E tenho certeza que quanto mais você se aventurar na cozinha mais prática vai criando e vai conseguindo preparar mais rápido e com menos sujeira (posso garantir).

Bolacha de Farinha de Coco e Aveia 
Essa receita é da Nut. Carol Morais (admiro muito essa profissional - Carolzitxa você mora no meu coração! Ela montou o "Projeto Verão Para a Vida Toda" que virou um livro de culinária lindo, lindo. Ainda não comprei, mas já está na lista de desejos.

Apenas adaptei as quantidades porque queria fazer alguns a mais e acrescentei 1 col. sopa de farinha de grão de bico, porque os ovos que usei eram muiiiiiiito grandes.



Ingredientes:
6 colheres de sopa de farinha de coco
2 colheres de copa de óleo de coco ou óleo de girassol ou manteiga ghee
6 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de melado ou mel ou açúcar mascavo ou rapadura
1 colher de sopa de canela em pó - gosto de usar o Mix de Especiarias da Eat Clean (gengibre, cravo, cardamomo, canela)
2 ovos caipiras
1 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de sopa de chocolate amargo picado para colocar por cima antes de assar ou uva-passa





Modo de preparo: Misturar os secos e reserve. Bata os ovos com as raspas do limão, o bicarbonato e o gengibre e depois misture aos secos. Em uma forma antiaderente (ou com papel manteiga no fundo para não grudar) molde com uma colher em formato de bolachinhas redondas mais achatadas para assar mais rápido. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário