quarta-feira, 20 de julho de 2016

Como montar sua marmita/lancheira saudável

Eu confesso que sou marmiteira, pelo menos para poder levar meus lanches da tarde ou quando preciso viajar. Gosto de comer saudável, não é uma obrigação e me divirto pensando nos meus lanches e preparações. Quem é meu paciente sabe que sugiro a compra de uma lancheira para facilitar, porque muitas pessoas ficam muito tempo fora de casa e uma maneira para alimentar-se adequadamente é "MARMITANDO".

Vou dividir algumas dicar com você:

1) Programe-se (olha eu falando novamente sobre planejamento): 
Primeiro é importante que você observe se no seu local de trabalho possui geladeira para armazenar os seus alimentos, se possui forno micro-ondas para esquentar sua refeição. 
Feito isso, você poderá pensar em quais preparações levar, qual melhor dia e horário para preparar, fazer as compras, etc.

2) Escolha bem sua marmita ou lancheira: 
Indico as lancheiras artesanais da Eve Artes Atelier e também atualmente há inúmeras opções de marmitas e lancheiras. Por isso, é importante escolher aquela que mais se adapta a sua realidade, ou seja se você faz um maior número de refeições no local de trabalho, vale apostar nos modelos de lancheiras térmicas e com divisórias ou se é para levar lanches para os intervalos pode ser uma opção menor.

3) Opções saudáveis
A vantagem de preparar sua própria refeição é que você pode cuidar com a qualidade, variedade, quantidade de sal, tipos de temperos saudáveis e gorduras que vai usar. É só lembrar de fazer combinações equilibradas. Garanto que seu bolso também vai agradecer! 

Você pode preparar algumas preparações e congelar em porções pequenas, como no caso de bolos ou tortas salgadas, para levar durante a semana e variar o cardápio. Lasanha de abobrinha, escondidinho de frango com batata doce, porções de arroz e feijão, também podem ser congeladas para o seu almoço.
  • Se o seu caso for levar almoço, não esqueça de levar um pote de salada separada, mesmo que seja um tipo, as verduras cruas tem um papel importante na saciedade, contribuem para o bom funcionamento intestinal e fontes de vitaminas e minerais.
  • Lanches: varie as opções, evite ao máximo industrializados. Algumas sugestões:
  1. Iogurte: Se optar por iogurte dê preferência aquele com 2 ingredientes (leite e fermento lácteo), se achar muito azedo adicione 1 col. chá de mel ou gotas de extra de baunilha. Treine seu paladar, se não conseguir evite o consumo.
  2. Sanduíches: use a sua criatividade, use pão integral ou pão sírio ou tapioca...alterne tipos de pastas, como a de grão de bico, pasta de tofú ou use frango desfiado ou maionese de biomassa ou patê caseiro de sardinha ou atum ou creme caseiro de ricota. Acrescente e varia verduras como rúcula, alface, broto de alfafa, cenoura e beterraba ralada
  3. Panqueca de Banana com pasta de amendoim sem açúcar
  4. Bolos caseiros sem cobertura: Bolo de Cenoura  Bolo de Banana  Bolo de Iogurte
  5. Cookies e Bolachas Caseiras: Cookies de Cacau  Bolacha de Farinha de Coco

Se você quer mais idéias de preparações clique nas abas "Receitas Doces" ou "Receitas Salgadas" conforme na imagem abaixo, você vai encontrar uma lista de receitas que já publiquei anteriormente.

O importante é você criar uma rotina para planejar e preparar as refeições, veja o que fica melhor dentro da sua rotina. As vezes pode facilitar você preparar na noite anterior ou acordar mais cedo e preparar de manhã...

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