terça-feira, 5 de julho de 2016

Planejamento para facilitar alimentação saudável da sua família!

Acordar cedo, sair para trabalhar, buscar filho na escola, estudar, academia, limpar a casa, passar roupa, ir ao mercado, cozinhar, ufa! A rotina de muitas pessoas é essa, sobra pouco tempo livre, não é mesmo? Por isso, se eu puder lhe dar um conselho sobre como facilitar a rotina alimentar da sua família é: PLANEJAMENTO!
  • Reserve algumas horas do seu final de semana (acho melhor) e faça um planejamento da próxima semana. Verifique se haverá evento, compromisso.
  • Depois pegue papel e lápis ou computador e faça uma tabela como o exemplo abaixo. Dividindo os dias das semanas e as refeições que você faz em casa, se você almoçar no trabalho, então essa linha você poderá excluir.
  • Pense em algumas possibilidades que você possa preparar em maior quantidade para congelar ou fazer marmitas: Exemplo: Lasanha de abobrinha com carne moída, Feijão, Arroz integral, Frango desfiado, Carne Moída, Sopa de legumes...Porque para aqueles dia mais corridos ou de preguiça você terá algumas opções para fazer um jantar ou um lanche bem mais rápido!


  • Depois disso, vá listando o que você e sua família vão comer em cada refeição. Quando estiver tudo ok, faça a lista de compras conforme o seu planejamento, não esqueça de olhar na despensa, geladeira e freezer para ver o que pode ser aproveitado para aquela semana. 
  • Se estiver sem criatividade ou quiser preparar novos pratos, procure receitas.
  • Verifique mais uma coisas antes de sair de casa, você está com fome? Caso a resposta seja sim, então primeiro faça um lanche e depois vá as compras. Já está comprovado que quando vamos ao mercado com fome compramos mais do que deveríamos e normalmente não são coisas saudáveis.
  • "Barriguinha cheia", cardápio decidido, lista de compras ok, agora é hora de ir ao supermercado e/ou verdureira e/ou casa de produtos naturais.

RESUMO:

E uma dica importante, cada um sabe melhor como funciona a sua casa, então talvez as dicas que escrevi aqui vai ajudar você a iniciar mas vá ajustando conforme for melhor para a sua rotina! A minha intenção aqui é trocar informações para facilitar a sua vida e principalmente que você e sua família possam consumir refeições preparadas com alimento de verdade, com muito carinho e com aquele tempero essencial, chamado amor!

Boa semana!

Um comentário:

  1. Ola,
    Tenho uma duvida, quero começar a planejar a minha semana com relação as refeiços. Tenho que fazer almoço para a minha filha todos os dias. e na correria, as vezes, não tenho tempo de fazer muita coisa saldável. então gostaria de saber o que posso congelar? Verduras e legumes cozidos, podem ser congelados?
    Muito Obrigada.
    e estou ansiosa para o Desafio!!!!
    Bjos Maíra

    ResponderExcluir